Exame de Angiografia Ultra Wide Field - Zeiss Clarus 700

 

 

O que é a angiografia fluoresceínica?

Angiografia fluoresceínica é um exame no qual utilizamos um contraste chamado fluoresceína e uma câmera de fundo de olho especial (no caso da Clínica Bulla, utilizamos um retinógrafo Zeiss Clarus 700, que funciona por escaneamento a laser) com o objetivo de estudar a circulação da retina e da coróide.

O que é a angiografia Ultra Wide Field por escaneamento a laser?

Este é um sistema de obtenção de imagens da retina mais moderno do que a câmera convencional, permitindo imagens mais nítidas, amplas e funcionando com concentrações menores de contraste.

Para que doenças este exame está indicado?

Há várias doenças nas quais pode ser importante a realização da angiografia fluoresceínica, dentre elas podemos citar a retinopatia diabética, o edema macular de diversas causas, a oclusão venosa da retina, a degeneração macular relacionada à idade, distrofias retinianas, coriorretinopatia serosa central, uveítes e tumores.

Como o exame é realizado?

Para realizar este exame inicialmente são dilatadas as pupilas do paciente com colírios. Classicamente a angiografia fluoresceínica é realizada injetando-se contraste na veia, o que requer obtenção de acesso venoso e torna o exame um tanto desconfortável. Atualmente temos realizado na Clínica Bulla a angiografia com contraste via oral, ou seja, não é mais necessária a obtenção do acesso venoso, pois o paciente ingere pela boca a fluoresceína. Isto é possível devido à grande sensibilidade do retinógrafo Clarus Zeiss 700.

Podem haver efeitos adversos?

Como qualquer exame que requer a dilatação das pupilas é normal a pessoa sentir visão embaçada e sensibilidade à luz nas horas que se seguem ao uso dos colírios. É importante destacar que este exame requer o uso de contraste o que pode trazer algumas situações adversas, principalmente nos casos de utilização endovenosa, como por exemplo náusea, vômitos, coceira e, em casos extremos, até choque anafilático. Com o uso do contraste por via oral, não tem sido encontrada descrição de efeitos adversos mais graves, podendo em alguns casos haver desconforto estomacal, náusea e coceira.

Como este exame requer uso de contraste é importante tirar todas as dúvidas com a equipe antes da realização.

Autor: Dr. Mário César Bulla

Cremers 28.120

Angiografia Fluoresceínica

A Clínica Bulla é o primeiro serviço do RS a realizar angiografia com contraste via oral, sem necessidade de injeção na veia.