Campo Visual
O que é Campo Visual?
O exame de campo visual, campimetria visual ou campo de visão é um dos exames mais importantes da oftalmologia e utilizado também por outras especialidades como a neurologia e a endocrinologia, pois doenças destas especialidades também podem causar alteração do campo visual. O exame de campo visual tem objetivo de medir a visão periférica do paciente, diferentemente da acuidade visual que é o exame de visão feito na consulta onde se mede a visão central, a visão que utiliza a fóvea que é o centro da visão na retina.
Há mais de um tipo de campo de visão?
Basicamente existem dois tipos de campo de visão, o manual e o computadorizado. O campo de visão manual atualmente é muito pouco realizado pois depende de um técnico que opere os sinais de luz durante o exame, fazendo com que haja muito pouca reprodutibilidade entre exames realizados em locais diferentes. O campo de visão computadorizado é um exame que tem uma reprodutibilidade muito boa, ou seja dois exames podem ser facilmente comparados, mesmo que feitos em locais diferentes. O padrão ouro do campo visual atualmente é o Campo Computadorizado Humphrey (marca Zeiss), sendo que também há outros aparelhos de campo de visão computadorizados.
Que tipo de doenças o campo visual pode ajudar a diagnosticar?
Este exame é muito solicitado para pacientes com glaucoma ou suspeita de glaucoma, no qual o exame é fundamental para o diagnóstico e o acompanhamento da doença. Mas denças neurológicas, como esclerose múltipla, tumores do sistema nervoso central, AVCs (derrames), tumores de hipófise também podem causar alteração do campo de visão.
Como é feito o exame de campo visual?
Para realizar o exame o paciente fica com o queixo e a testa apoiados firmemente no aparelho, inicialmente pisca uma luzinha central para medir o limiar foveal, que é do centro da visão, depois o paciente deve permanecer com o olho fixo na luz de fixação e apertar o botão cada vez que perceber uma luzinha piscando nas diferentes partes da cúpula, sem olhar para os lados, mantendo sempre o olhar em frente.
Na imagem abaixo podemos observar um exame de campo visual de paciente com AVC: