top of page

Retinopatia de Valsalva

A retinopatia de Valsalva é uma hemorragia intraocular causada por aumento súbito da pressão intratorácica, geralmente associada a esforço intenso.



Um exercício físico muito intenso pode levar a hemorragia dentro do olho?

Valsalva é uma manobra que leva a um aumento muito grande da pressão intratorácica e este aumento da pressão dentro do corpo vai fazer com que exista represamento de sangue dentro do olho. Em alguns casos extremos, quando a pessoa realiza uma manobra de Valsalva, pode sim haver uma hemorragia dentro do olho.


Em que situações a retinopatia de Valsalva pode ocorrer?

Não apenas nos exercícios, mas também em pacientes com tosse intensa, vômito, levantamento de peso excessivo ou até mesmo ao fazer força para evacuar. Há relatos de músicos que utilizam instrumentos de sopro que fizeram tanto esforço para tocar que acabaram desenvolvendo a retinopatia de Valsalva.


Quais são os sintomas da retinopatia de Valsalva?

O principal sintoma é uma perda súbita da visão, sem dor. O paciente percebe uma mancha preta na frente da visão de forma repentina.


Onde fica esta hemorragia?

O sangue não se localiza dentro da retina, mas sim no espaço pré-retiniano, ou seja, entre o vítreo e a retina. Quando o sangramento é mais volumoso, forma-se uma mancha vermelha com um nível superior reto, pois o sangue se deposita na parte inferior devido à gravidade.

Apesar de não ser comum, essa alteração pode causar grande preocupação, pois a visão fica muito prejudicada enquanto o sangue está na frente da retina.


Como é o tratamento da retinopatia de Valsalva?

Na maioria dos casos, o tratamento indicado é apenas observação, pois o organismo consegue reabsorver o sangue em algumas semanas ou meses, restaurando a visão.

Quando a visão está muito comprometida ou o sangue demora para desaparecer, podem ser realizadas técnicas cirúrgicas, como:

  • YAG laser, que faz um pequeno orifício na membrana hialóide para espalhar o sangue, facilitando sua reabsorção.

  • Vitrectomia, cirurgia para remover o vítreo e o sangue acumulado.

logobg.png
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • TikTok

Clínica oftalmológica especializada no atendimento das doenças da retina: DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), edema macular, oclusão venosa, membrana epirretiniana, buraco macular, descolamento de retina, distrofias retinianas, retinose pigmentar, doença de Stargardt. Bem como realização de laser, injeções intravítreas de anti-angiogênico (Avastin, Lucentis, Eylia). Exames complementares: OCT, biometria com Iolmaster (ecobiometria), ecografia ocular, campo visual, PAM, microscopia especular, topografia corneana. Cirurgia para catarata: facoemusificação. Retinólogo.

Fale Conosco

São Leopoldo

Rua São Joaquim 611 Sala 1203
Tel: (55) 51 3589.5252
Cel: (55) 51 98118.5252

Porto Alegre

CEO (Centro de Excelência em Oftalmologia)
Av. Borges de Medeiros 2500, Sala 1503
Tel: (55) 51 3024.1818

Encontre-nos

©  Mário César Bulla

bottom of page