Exames

 

Exames complementares que são importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças oftalmológicas.

OCT, tomografia de coerencia optica, spectralis
Spectralis OCT

Tomografia de coerência óptica​ (Sectral-Domain OCT / 3D

 

Exame no qual um feixe de luz cria imagens detalhadas da retina.

O OCT de domínio espectral é muito mais rápido e de resolução muito superior ao seu antecessor (Time-Domain), podendo gerar imagens com até 3,9 micras de resolução. O que ajuda no diagnóstico de patologias como degeneração macular relacionada à idade, edema macular, buraco macular e membrana epirretiniana, por exemplo.

Clique para ler mais.

 

Iolmaster, Biometria, Ecobiometria
Biometria com IOLMaster 500

Biometria óptica com IOLMaster

 

Biometria é o exame que consiste na medida do diâmetro do olho e de suas estruturas internas. Tem como objetivo principal o cálculo da lente a ser implantada em cirurgias de catarata. Sendo o sistema de biometria óptica muito mais preciso e de execução mais confortável do que a biometria ultrassônica.

Microscopia especular
Microscopia Especular
Campo visual computadorizado
Campo visual computadorizado, campimetria

Microscopia especular da córnea

 

Este exame serve para estudar as células do endotélio, camada responsável pela manutenção da transparência da córnea. É feita análise da quantidade de células, tamanho e formato das mesmas. Muito importante no pré-operatório de catarata, acompanhamento de pacientes com doenças genéticas que afetam a córnea e usuários de lentes de contato. 

Campo visual computadorizado Humphrey (Zeiss)

 

O exame de campo visual avalia não somente a visão central, que é examinada durante a consulta, mas também a visão periférica. Como é muito difícil a percepção de perdas na visão periférica, este exame é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma e também de outras doenças, como tumores de hipófise e alterações do nervo óptico e sistema nervoso central. O campímetro Humphrey é o padrão ouro para detecção de alterações no campo visual. (Clique para ler mais).

paquimetria ultrassonica
Paquimetria Ultrassônica

Paquimetria ultrassônica (Paquimetria corneana)

 

Exame destinado a medir a espessura da córnea. Muito importante para que se determine com maior certeza a pressão intra-ocular.

Também utilizada para diagnóstico e seguimento de patologias da córnea como ectasias (ceratocone, pelúcida) e alterações da função do endotélio (edema corneano), por exemplo.

Topografia corneana, ceratoscopia computadorizada
Topografia Corneana

Topografia corneana (Ceratoscopia computadorizada)

 

A topografia corneana é um mapa da curvatura da córnea. Exame utilizado principalmente para avaliação de astigmatismos, ectasias corneanas, em pré operatórios e para adaptação de lentes de contato.

Paquimetria ultrassônica
ecografia ocular
Ecografia Ocular

Ecografia ocular

 

Este exame é utilizado para que se possa avaliar a parte interna do olho (principalmente do vítreo e da câmara posterior) em casos onde não há transparência para que as estruturas sejam visualizadas diretamente, como em casos de hemorragia, catarata muito avançada e quadros inflamatórios intensos (uveítes). Sendo muito importante para que se possa excluir a possibilidade de descolamento de retina. Também é bastante utilizado para avaliar lesões intra-oculares como suspeitas de tumor. (Clique para saber mais)

mapeamento de retina.jpg

Mapeamento de retina

 

O mapeamento de retina é um exame que permite a visualização de todo o fundo de olho, deste a parte central, composta pela papila e pela mácula até a periferia. Permite a detecção de doenças como a retinopatia diabética, degenerações retinianas, rupturas da retina e o próprio descolamento de retina. (Clique para saber mais).

RETINOGRAFIA
Retinografia Ultra Wide Field

Retinografia Ultra Wide Field (Zeiss Clarus 700)

 

A retinografia é um exame que permite registrar fotos da retina. O equipamento Zeiss Clarus 700 é o aparelho para imagem da retina mais sofisticado do mundo, permitindo imagens com grande ângulo de captação e nitidez inigualáveis, estando na Clínica Bulla o único aparelho com esta tecnologia do Rio Grande do Sul.

(Clique para saber mais)

FA_WF_20220528115152_OD_20220528115512_0_edited.jpg
Angiografia Ultra Wide Field

Angiografia Ultra Wide Field (Zeiss Clarus 700)

 

A angiografia é um exame que pode ter várias utilidades, principalmente estudar a circulação retiniana, o que é muito importante em doenças como a retinopatia diabética, a oclusão venosa e o edema macular. O equipamento Zeiss Clarus 700 é o aparelho para imagem da retina mais sofisticado do mundo, permitindo imagens com grande ângulo de captação e nitidez inigualáveis, permitindo a realização do exame com uso de contraste por via oral e não injetável, sendo assim mais confortável para o paciente.

(Clique para saber mais)