top of page

Campo Visual Computadorizado Humphrey (Zeiss)

O campo visual computadorizado Humphrey (Zeiss) é um exame essencial para medir a visão periférica, sendo amplamente utilizado no diagnóstico e acompanhamento de doenças como glaucoma, AVCs e tumores neurológicos.


O que é Campo Visual?

O exame de campo visual, também chamado de campimetria visual ou campo de visão, é um dos exames mais importantes da oftalmologia. Ele também é utilizado por outras especialidades médicas, como neurologia e endocrinologia, pois diversas doenças dessas áreas podem causar alterações no campo visual.

O objetivo do exame de campo visual é medir a visão periférica do paciente, diferentemente da acuidade visual, que avalia a visão central. Enquanto a acuidade visual é testada durante a consulta oftalmológica para medir a capacidade de enxergar detalhes com a fóvea (região central da retina), o campo visual avalia a percepção de luzes em diferentes pontos ao redor do olhar fixo.


Há mais de um tipo de campo de visão?

Basicamente, existem dois tipos de exame de campo visual:

  • Campo de visão manual: Antigamente mais utilizado, hoje em dia é pouco realizado, pois depende da operação manual de um técnico para acender os sinais luminosos, o que reduz a reprodutibilidade dos exames em diferentes locais.

  • Campo de visão computadorizado: Método mais preciso e padronizado, garantindo alta reprodutibilidade, permitindo a comparação entre exames feitos em locais e momentos diferentes. O padrão ouro desse exame é o Campo Visual Computadorizado Humphrey (Zeiss), embora existam outras marcas disponíveis.


Que tipo de doenças o campo visual pode ajudar a diagnosticar?

O exame de campo visual é essencial para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças, como:

  • Glaucoma e suspeita de glaucoma – fundamental para monitorar a progressão da doença.

  • Doenças neurológicas – como esclerose múltipla, tumores do sistema nervoso central e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

  • Tumores da hipófise – podem afetar o campo visual devido à compressão das vias ópticas.


Como é feito o exame de campo visual?

  1. O paciente posiciona-se no equipamento com o queixo e a testa apoiados firmemente.

  2. O exame começa com a medição do limiar foveal (visão central), onde uma luz piscante aparece no centro.

  3. Em seguida, pequenas luzes piscam em diferentes partes da cúpula do aparelho, e o paciente deve pressionar um botão sempre que perceber um sinal luminoso, mantendo o olhar fixo no ponto central.

  4. O exame analisa as respostas do paciente para criar um mapa detalhado do campo visual.


Na imagem abaixo podemos observar um exame de campo visual de paciente com AVC:



logobg.png
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • TikTok

Clínica oftalmológica especializada no atendimento das doenças da retina: DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), edema macular, oclusão venosa, membrana epirretiniana, buraco macular, descolamento de retina, distrofias retinianas, retinose pigmentar, doença de Stargardt. Bem como realização de laser, injeções intravítreas de anti-angiogênico (Avastin, Lucentis, Eylia). Exames complementares: OCT, biometria com Iolmaster (ecobiometria), ecografia ocular, campo visual, PAM, microscopia especular, topografia corneana. Cirurgia para catarata: facoemusificação. Retinólogo.

Fale Conosco

São Leopoldo

Rua São Joaquim 611 Sala 1203
Tel: (55) 51 3589.5252
Cel: (55) 51 98118.5252

Porto Alegre

CEO (Centro de Excelência em Oftalmologia)
Av. Borges de Medeiros 2500, Sala 1503
Tel: (55) 51 3024.1818

Encontre-nos

©  Mário César Bulla

bottom of page