Injeção intravítrea de Aflibercepte (Eylia, VEGF Trap)

Injeção intravítrea de antiangiogênico.

 

                A  forma exsudativa da degeneração macular relacionada à idade é uma doença que afeta a retina de pessoas idosas e leva a perda quase total da visão.

                Apesar de o tratamento para esta doença ter apresentado um avanço muito grande nos últimos anos (com um procedimento chamado injeção intra-ocular de quimioterápico), uma parte dos pacientes  não apresenta a resposta esperada com as medicações de uso mais rotineiro (Lucentis e Avastin) e mesmo após um grande numero de aplicações a doença continua em atividade.

                A boa notícia é que alguns estudos estão mostrando que pacientes que não apresentam bom resultado com o uso destas medicações podem apresentar melhora com um medicamento novo que apresenta  mecanismo de ação um pouco diferente (chamada de VEGF Trap).

                 Foi aprovado para uso no Brasil um medicamento deste tipo, o  Aflibercept (Eylia). Esta medicação age lingando-se ao VEGF (vascular endothelial growth factor), substância que está envolvida na patogênese da membrana neovascular subrretiniana, que é causadora de perda importante de visão nos pacientes com degeneração macular.

               

 

Am J Ophthalmol. 2013 Jul;156(1):15-22

Br J Ophthalmol. 2013 Aug;97(8):1032-1035

Eye (Lond). 2013 Apr 5. doi: 10.1038