Mapeamento de retina

O que é o Mapeamento de Retina?

O mapeamento de retina é um exame que permite a visualização de todo o fundo de olho, desde a área central da retina, composta pela mácula e papila até as áreas mais periféricas.

Qual o objetivo do mapeamento de retina?

O exame de mapeamento de retina é muito importante em uma série de circunstâncias, como por exemplo: pacientes diabéticos, a fim de detectar a presença da retinopatia diabética, pacientes com sintomas de moscas volantes, para os quais é importante excluirmos a presença de um descolamento de retina, ou  alterações que possam levar ao descolamento de retina como por exemplo degenerações periféricas e rupturas retinianas, muito comuns também em pacientes com altos graus de miopia, para os quais é interessante a realização periódica do exame de mapeamento de retina. Pode ser utilizado também durante a consulta oftalmológica de rotina para examinarmos de forma completa o fundo de olho. Este exame é muito importante pois pode prevenir o descolamento de retina através do tratamento das degenerações com o procedimento de fotocoagulação a laser.

Como é feito o exame do mapeamento de retina?

Este exame é realizado com a pupila dilatada, podendo ser feito com o paciente sentado ou deitado. Tradicionamente utiliza-se o OBI que é o oftalmoscópio binocular indireto que fornece a visualização de uma área ampla da retina, mas com pequeno aumento. Atualmente tem se utilizado muito a lâmpada de fenda associada a lentes para visualização do fundo de olho, como a lente de três espelhos, por exemplo, desta forma permitindo a visualização com mais aumento do que com o OBI, mas mostrando uma área menor de cada vez.

O exame é dolorido?

Na maioria das vezes o exame não dói. Quando vamos encostar a lente no olho do paciente ou um aparelho para permitir a visualização de áreas na extrema periferia, pingamos gotas de anestésico. O que costuma causar maior incômodo é a própria luz do aparelho que é bastante forte.

Autor:

Dr. Mário César Bulla

Cremers 28120

Médico Oftalmologista - Especialista em retina.